quarta-feira, 12 de março de 2014

Crianças Criadas Por Casais Gays

Duas mães e dois pais?

Getty Images

Oi, queridos e queridas!

Vocês, com certeza, conhecem alguma família que não é formada por tradicionais pai/mãe/filhos, certo? Eu mesma conheço várias. Convivo com muitas. Tenho pelo menos dois casais de amigos gays que adotaram crianças. Pra mim é normal, para minhas filhas mais ainda, elas convivem muito com eles e nunca questionaram nada, embora eu sempre toque no assunto e tente explicar o que não precisa. Elas entendem de amor… precisa mais do que isso?
De acordo com especialistas, antes do 5 anos as crianças não se dão conta das diferenças. A partir daí podem começar a questionar, até porque, nas escolas, vão ver as diferenças entre cada família. O ideal? Esperar que elas perguntem! Aliás, vale lembrar que as crianças lidam melhor com essa diferença do que nós, adultos! Eles tem apenas curiosidade e, graças a Deus, zero preconceito!
Se as perguntas surgirem, o ideal é dizer apenas que aquela família é formada por dois pais ou duas mães. E pronto! Até porque são muitos os formatos das famílias hoje em dia (dois pais, duas mães, pai e avó, pai e madrasta, mãe e padrasto, mãe avô, entre outros).
As professoras também devem ser bem orientadas nesse sentido, para que as dúvidas dos pequenos sejam sanadas rapidamente e para que ninguém sofra preconceito. Mas o exemplo dos pais ainda é mais importante do que tudo. “O primeiro modelo de sociedade vem da família”, diz o professor William Sanches, autor do livro “Mais respeito” (que discute a questão da violência, do respeito na sala de aula e aponta caminhos para se estabelecer uma relação bacana entre alunos e professores, para que o resultado nas escolas seja mais produtivo).
Como mãe e amiga de casais gays, tenho opinião formada sobre como ajudar as crianças a lidar com esse padrão diferente e a minha dica é: acreditar no amor verdadeiro - que não tem nada a ver com o tradicional: pai e mãe. Amor verdadeiro vai além, transcende. Ultrapassa sexo. Classe social. Amor verdadeiro a gente sente. E pronto.
Beijos
Pati



Fonte:http://br.mulher.yahoo.com/blogs/mae-salto-alto/duas-m%C3%A3es-e-dois-pais-175213342.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu, portanto, comente à vontade...

Powered By Blogger