sábado, 28 de junho de 2014

Isso Acontece com Você?

Você se boicota?


Cestas de explanações sociológicas, psicológicas, filosóficas explicam muita coisa acerca do autoboicote (ação de prejudicar a si mesmo), mas não evitam sua incidência. Tenho para mim que o autoboicote é filho da insegurança. Quanto mais inseguros, mais vândalos de nós mesmos. O nó é que a insegurança não nasce com o indivíduo. Ela é acrescentada pela cultura, pelo comportamento social e até pela economia de uma família, ou de um país.
No mundo do trabalho, de uma maneira geral, as mulheres se sentem mais inseguras do que os homens. Negros se veem mais inseguros do que os brancos. Portanto, mulheres e negros se boicotam muitas vezes. Volto a dizer que falo de forma genérica. Pois evidentemente há exceções honrosas ou não. Também homens brancos se autoprejudicam, mas em escala mais modesta.
Comigo ocorreram vários episódios nos quais fui meu próprio obstáculo. Certa vez fui convidada a coordenar uma equipe de roteiristas de vídeo. Era um trabalho bastante interessante. Eu havia sido escolhida porque mandava bem nas tarefas e tinha as habilidades necessárias. Minha resposta foi não. Porque, hoje percebo, estava insegura quanto a liderar outras pessoas. Em outra feita a proposta era dirigir uma publicação. Isto é, ser a responsável por todas as etapas. Novamente, eu disse não.
Se busco no disco rígido da memória, aparecem outros exemplos dolorosos em que puxei o freio de mão, quando a estrada pedia o pé no acelerador. Antes que algum leitor sugira que eu faça uma terapia, esclareço que conheço outras amigas que fugiram de bons desafios. Lembrando aqui, lembrando ali, todas apontam a insegurança como fator decisivo para pular fora.
Creio que, em boa parte, a maneira com se educavam as meninas tem a ver com isso. Sempre nos disseram que éramos a retaguarda, a auxiliar, a coadjuvante dos homens. A gente vai crescendo com essa imagem de que podemos, mediante muito esforço, ir longe. Mas nunca muito longe. É claro que uma minoria de mulheres simplesmente não escuta e vai embora nas realizações.
Ainda tenho esperança de melhorar em coragem e dizer adeus ao autoboicote. Como corretamente disse a jornalista Mariluce Moura - diretora da mais prestigiosa revista brasileira de jornalismo científico - "Se você é boa naquilo que faz, tem o direito de liderar." Aproveitando o clima da Copa: Aí é fazer o gol e partir para o abraço.


Imagem: Régine Ferrandis, de Paris.

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/blogs/mente-aberta/voc%C3%AA-se-boicota-123036672.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu, portanto, comente à vontade...

Powered By Blogger