quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Um Brinde à Solidão

Hoje estou um pouco pra baixo e meio chateado. Meu amigo está em dois empregos, porém, de um deles ele folgou hoje, e eu esperava ter algum tempo com ele para conversar. Quando ele chegou, quase não falou comigo, me soltou algumas indiretas e depois pediu para desligar o som porque ele queria assistir um pouco e depois ir dormir. Nossa, fiquei tão chateado com aquilo e o tratei mal, só que ao contrário dele e de muitas pessoas, não consigo ser assim. Mesmo depois de pedir desculpas a ele, ele ainda está chateado comigo, e eu por gostar muito dele fico triste com isso. Por isso, hoje vou deixar para vocês por escrito um áudio que gravei quando estava me sentindo muito triste:
 
"Ai que saudades de você. Hoje eu pude lembrar tantas coisas que vivemos juntos, tantos momentos que passamos, tantas coisas que nos aconteceram: os momentos felizes e tristes também, as alegrias, as tristezas e os desentendimentos. Também lembrei de cada abraço, de cada aperto de mão, de cada olhar, de cada aperto de mão, de cada sorriso singelo, do carinho, do afago...Hoje lembrei de você aqui sentado nesse campo da praça, em pleno Campo Grande, em frente à fonte enquanto a chuva cai, olhando para a vista: os carros que passam e os que vem, as pessoas que caminham, que trabalham, as que leem o jornal, as árvores que voam, os peixes que saem para respirar, as frutas que de tão maduras caem da árvore.
Hoje eu parei para pensar em você. Nossa, não sabia o quanto você fazia falta, nem imaginava na verdade que eu poderia neste momento sentir saudades. Eu que sempre lutei, sempre batalhei, sempre desejei a independência, agora, totalmente dependente de você que não está aqui para me abraçar, que não está aqui para me abraçar, que não está aqui para a gente conversar, que não está aqui para me ohar. Nossa como você faz falta! e ai eu me lembro das músicas românticas. Ai que saudades de ti, meu bem, dos teus abraços. Eu lemro de tantos momentos, sabe? Lembro de tanta coisa.
Mergulhado aqui na minha solidão, só posso simplesmente me ater ao silêncio, mergulhado aqui na minha solidão, só posso simplesmente pensar, só posso simplesmente desejar, só posso simplesmente querer a tua presença, a presença de qualquer pessoa com quem eu possa conversar, com quem eu possa estar. Nossa, eu lembro das noites que passamos juntos Lembrei agora das juras de amor que fizemos, e às vezes eu me pergunto se eu não fui idiota demais ou tolo demais, ou é o amor que simplesmente nos deixa assim? Será que realmente eu amei? Será que simplesmente eu preferi suprir os vazios das minhas carências? Da companhia...
O que mais me impressiona é saber que você tinha razão, que no final de tudo, você tinha razão. Poxa, nossa por que terminamos? Por que tudo um dia que parecia eterno acabou? Aff... às vezes eu queria ter a vida que eu tanto desejo, sabe, ter uma vida totalmente diferente, totalmente única. Mas parece algo tão difícil e tão impossível de acontecer. Às vezes eu me pergunto se algum dia eu vou poder olhar para as pessoas com um olhar de verdade e não de mentira. Se algum dia eu vou poder falar com as pessoas palavras de verdade e não de mentira. Será que algum dia eu vou poder viver assim? Será que algum dia eu vou poder viver livremente como eu quero sem me preocupar com a maneira de falar, sem me preocupar com os gestos, sem me preocupar com a maneira de andar, sem me preocupar com o olhar, sem me preocupar com a recriminação dos outros.
Nossa, enquanto eu estou aqui eu penso em tanta coisa, e tanta coisa agora me vem à mente. Tanta coisa me passa pela cabeça, e a chuva só aumenta, aumenta a minha angústia, aumenta a minha aflição porque não estou com um guarda-chuva, mas além disso, aumenta minha tristeza e aumenta a minha solidão. Adoraria que você estivesse aqui neste momento, mas já que você não está, tudo bem, a gente segue e a vida é assim mesmo. Mas como eu costumo dizer, "um dia tudo vai melhorar"!
Hoje sinto falta de tanta gente, não sei porquê. Senti falta do meu italiano, senti alta do Reinaldo, Senti falta do Vincezo, senti falta do Adriano, senti falta do Michel, senti falta da Sara, senti falta dos homens com quem me relacionei e por alguns instantes vivi momentos tão intensos e tão emocionantes, senti falta das pessoas com quem eu abracei, com quem eu beijei, com quem eu senti o cheiro e que no meu lençol deixaram o seu perfume. Senti falta dessas pessoas. Não sei se eu as perdi, ou se eu que deixei se perder, mas por alguma razão elas acabaram saindo da minha vida de uma forma direta ou indireta não sei. Senti falta delas porque estava sentado sozinho na praça. Senti falta delas porque com algumas delas eu já estive aqui, já passei por estes bancos, senti falta delas porque estava sozinho, senti falta delas porque estava com frio.
Nossa, meu Deus... eu não sabia o que fazer, o que escrever e comecei a saltar as palavras, e aquilo que sai dos meus lábios é a expressão da minha alma. Ainda que eu não tenha palavras para descrever aquilo que a minha alma sente, se alguma forma eu posso colocar para fora. Só não posso ficar vivendo essa angústia, essa dor, essa tristeza. A única coisa que eu quero é que Deus direcione o meu caminho e abra para mim uma porta de escape, uma porta de saída para que eu possa passar, e passando eu possa descobrir o mundo.
No mito da caverna estava eu, na caverna como Jonas estava eu, ou melhor, estou eu, aguardando o momento e a hora de sair. Agora vou andar por aí enquanto não dá a hora de ir trabalhar, está tão longe, é quase meio dia, meu trabalho é quase no final da tarde, eu vou andar por aí, como diz "apreciar a paisagem", apreciar as pessoas. Vou pegar um ônibus que rode Salvador inteira e quem sabe eu chegue à tempo de não perder o meu emprego, para isso eu preciso que a chuva passe e ela ainda não passou e só aumenta cada vez mais. Mas assim que ela passar eu vou andar, eu vou caminhar e vou seguir e assim, talvez alguma coisa melhore, alguma coisa mude ao meu redor. E é isso, sem mais sem menos era só o que eu tinha a dizer, era só o que eu tinha a escrever. Quem sabe amanhã tudo melhore, nada como um dia após o outro e a noite pelo meio. Enquanto a chuva engrossa eu me molho pra cacete velho. Daqui até a parte coberta, eu vou chegar encharcado. Nossa, é a nossa cidade, Salvador é assim mesmo. Saí com sol estando preso na chuva, depois melhora. É isso, até mais...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu, portanto, comente à vontade...

Powered By Blogger