quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Quando a Máscara Cai...



Hoje, eu estava - e ainda estou - assistindo a novela "Amor à Vida" acompanhando cada cena do desmascarar de Félix quando a família descobre por meio de sua esposa que ele é gay. O barraco foi intenso, mas o desenrolar das cenas acabaram me fazer por refletir em uma série de coisas.

1 - Bullyng: Um dos meus objetos de reflexão foi o quanto ele sofreu durante a época da escola. Ao ouvir Pilar falando isso, lembrei-me do quanto também sofri com os meninos da escola por isso e muitas vezes, até mesmo por ser muito tímido eu não revidava, fingia que não era comigo para dizer que estava sendo superior a eles, ou saia de perto, e às vezes dava alguma resposta grotesca. Mas no fundo, eu sempre ficava ressentido porque os meus colegas viam e ouviam aquilo, enquanto eu morria de vergonha pensando no que eles deveriam estar imaginando, enquanto na verdade os meus escarnecedores "tinham" razão, mas eu não poderia me assumir de maneira nenhuma.

2 - Comportamento agressivo e egoísta: Entendo em parte o motivo pelo qual o Félix age de maneira tão cruel, para mim, além da inveja da irmã, isso é ressentimento por ter que viver trancafiado no armário com medo de a qualquer momento as pessoas saberem quem somos. Sei muito bem como é você querer ser "você" e não poder por causa de tanta recriminação - principalmente em casa - e preconceito. Tem horas que a gente fica por um fio, sem ter com quem contar e compartilhar a nossa vida, que o que apenas conseguimos fazer é agir grosseiramente. A única arma que temos nesse momento é essa.

3 - Quando a máscara cai: Quando a família do Félix descobriu sobre sua sexualidade, cada um agiu de maneira diferente, a princípio, claro que surpresos, mas o que cada um pensava e como receberia aquilo foi acontecendo. Tenho muito medo desse momento, de que isso me aconteça e que eu tenha um fim não tão bom. Sexualidade e religião nunca se deram bem, por isso prefiro me manter estanque, mas não sei por quanto tempo isso vai durar. E se descobrirem? Como será que vão reagir? Tenho certeza que nunca mais vão me olhar como antes. Muitos vão me reprovar e me abandonar, não sei se saberia viver com isso; outros vão se sentir profundamente decepcionados; Outro tanto vai achar uma safadeza sem precedentes; outros vão dizer " eu sabia que aquilo ali era gay, viado, bicha, maricas, baitola, etc...
Hoje fiquei angustiado com isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu, portanto, comente à vontade...

Powered By Blogger