domingo, 21 de outubro de 2012

Chinesas Contra Homofobia

Casal gay desafia homofobia na China


Pequim, 21 out (Prensa Latina) Um casal gay de chinês acaba de celebrar seu compromisso nupcial sem importar-se com a rejeição de uma população majoritariamente homofóbica nem com as legislação local, que se nega ainda a reconhecer uniões desse tipo. 

A cerimônia matrimonial de Lu Zhong e Liu Wangqiang, de 24 e 20 anos respectivamente, é a primeira que sai vem a público na China, e foi celebrada no passado 2 de outubro na cidade de Ningde, na oriental província de Fujian.

Ao casamento assistiram mais de 60 familiares e amigos do casal, além de milhares de residentes locais, segundo o diário China Daily.

Para o especialista em sexologia Li Yinhe, esse casamento pode ser uma mostra do discreto crescimento da tolerância social para com os homossexuais na China.

"A sociedade chinesa está a cada vez menos precconceituosa e comporta-se mais tolerante para com os homossexuais e para com a união matrimonial dessas pessoas", segundo o especialista.

No entanto, a decisão de Lu e Liu de unir-se em casal e formar uma família carece de todo reconhecimento legal neste gigante país asiático, onde a homossexualidade se manteve coibida desde épocas remotas.

Outro sexólogo chinês, Zhang Beichuan, admite que os homossexuais são discriminados neste país, ainda que já existam algumas instituições e indivíduos que têm saído em defesa dos direitos dessas pessoas.

O casal de Lu e Liu desatou uma aguda polêmica na popular rede social chinesa Weibo entre os que apoiaram essa união com elogios e frases de incentivo como "não se deixem intimidar, pois vão pelo caminho correto" e os que o repudiaram por tratar-se de um ato imoral e contrário às leis naturais.

Sociólogos e ativistas defensores dos direitos dos gays foram de imediato à imprensa para expressar que o feito por Lu e Liu era um movimento valente e extrovertido, mas também justificando que refletia o caráter a cada vez mais inclusivo da sociedade chinesa.

"Tradicionalmente, o homem gay casa-se com uma mulher para ocultar sua orientação sexual, o que geralmente ocasiona muita dor à família", disse Xiao Tie, diretora de programa do Centro de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais (LGBT) de Pequim.

"O fez esse casal com sua ação é uma declaração pública de que eles querem ser iguais a que todas as demais pessoas em nossa sociedade", expressou Xiao à imprensa local.

A ativista chinesa confia em que o casal de Lu e Liu ajudará o resto da sociedade a ter um melhor entendimento da comunidade gay neste país, que se mantém enclausurada por temor à rejeição e a intolerância de muitas pessoas, inclusive familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu, portanto, comente à vontade...

Powered By Blogger