Beijo gay em horário eleitoral vira polêmica em Joinville
Por Bruno Huberman | Yahoo! Notícias – 3 horas atrás
![]() |
Cena causou polêmica entre os setores conservadores de Joinville (Foto: Reprodução) |
Um beijo gay entre dois homens em pleno horário eleitoral gratuito causou polêmica nas eleições municipais de Joiville, maior cidade de Santa Catarina. O que era apenas para estimular o debate ganhou uma proporção maior do que a esperada pelo candidato à prefeitura pelo Psol, Leonel Camasão, e bagunçou o vespeiro de setores conservadores do município.
A cena em questão não é inédita - a peça já fora utilizada na campanha presidencial do psolista Plínio Arruda Sampaio em 2010 -, porém, o posicionamento do editor do Jornal da Cidade, João Franciso da Silva, que chamou a cena de "nojenta" e "asquerosa" em coluna publicada no dia 31 de agosto, colocou a questão homoafetiva no centro do debate eleitoral.
"Nojento aquele beijo gay exibido no programa eleitoral do Leonel Camasão, do Psol. Tão asqueroso quanto alguém defecar em público ou assoar o nariz à mesa. Gostaria de saber qual a necessidade de exibir suas preferências sexuais em público? Para mim isso é tara, psicopatia. No mínimo falta de decoro. E a "figura" quer ser prefeito e se diz jornalista", escreveu o editor.
O Psol entrou com uma representação contra Silva e o periódico na promotoria de Direitos Humanos e Cidadania do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). “A atitude deste jornal é uma afronta aos direitos humanos e ao código de ética dos jornalistas. Vamos tomar todas as medidas legais para coibir esse tipo de prática”, afirmou Camasão ao site oficial de sua campanha. “Não é mais aceitável que em pleno século 21, tenhamos que assistir e ler este tipo de barbaridade.”
O deputado federal Jean Willys (Psol-RJ), importante representante dos interesses e dos direitos da comunidade homoafetiva no Congresso Federal, enviou uma carta de apoio ao seu colega de partido. "Algumas pessoas podem ver isso como uma provocação - necessária - mas eu vejo, principalmente, como um ato pedagógico", escreveu o parlamentar.
Intenção de voto
Um pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (5) sobre as intenções de voto em Joinville coloca o candidato do Psol na rabeira da corrida pela prefeitura do município catarinense. Na liderança está Udo Dohler, do PMDB, com 25%, seguido por Marco Tebaldi, do PSDB, com 22%, Kennedy Nunes, do PSD, com 17%, e Carlito Merss, do PT, com 11%. Camasão aparece com apenas 1% na amostra. Brancos e nulos somam 9%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. Foram entrevistadas 602 pessoas na cidade de Joinville. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este espaço é seu, portanto, comente à vontade...